Dicas

Invertendo a seleção de valores no Excel

Precisa fazer o seu 18 - 2 - 98 - 4 virar 4 - 98 - 2 - 18?? Vem comigo que eu vou te explicar

Por Maximiliano Meyer em 24/10/2017 às 11:34 - atualizado: 24/10/2017 11:34

Já precisou inverter a ordem dos seus dados no Excel e quebrou a cabeça até desistir e ter que digitar 1 por 1? Se os seus valores estão em ordem é fácil, é só usar a classificação normal do Excel conforme explicado aqui, mas e se eles estão alternados?? Como fazer? Se você também quer saber, então essa aula é para você.

Se você chegou até aqui querendo fazer uma inversão dos valores de linha para coluna ou vice-versa, o Excel tem uma função específica para isso chamada =Transpor() ou então você pode usar o "copiar/colar especial". Só clicar naquele que você deseja.

O que nós iremos aprender a fazer é o seguinte:

Antes e depoisAntes e depois
Não temos muito o que explicar, visto que você vai apenas utilizar a seguinte fórmula: =Índice($A3:$F3;Cont.Valores(A$3:$F$3)) onde será executado primeiro o =Cont.Valores() para saber de quantos valores estamos falando e assim saber a posição a ser buscada na outra parte da fórmula, no =Índice().

Repare que eu estou usando “A3:F3” porque esse é meu intervalo de dados a serem invertidos. Se você tiver “J14:T14” é só adaptar para =Índice($J14:$T14;Cont.Valores(J$14:$T$14)).

Com a fórmula adaptada é só colar na célula onde começará a colocar os valores invertidos e depois arraste utilizando a alça de preenchimento, assim como no gif abaixo:

Veja em GIF como acontece a ivnersãoVeja em GIF como acontece a ivnersão O truque vale tanto para valores numéricos como valores de texto.

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar