fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Diferenças entre Excel 2007 e 2010

por: Felipe Paranhos em Dicas, no dia 07/11 | 16:23

Os usuários que fizeram a troca do Excel 2007 para a versão mais atualizada, isto é, o Excel 2010, podem encontrar algumas dificuldades, ou até mesmo certa estranheza em relação à nova versão. Foram aproximadamente 52 melhorias e correções realizadas em diferetes áreas e funcionalidades, como melhoras na estabilidade geral, desempenho e compatibilidade com versões anteriores. Além disso, o Office 2010 veio para marcar a estreia das versões gratuitas online do Word, Excel, PowerPoint e One Note, que agora trabalham nos três mais populares navegadores (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Safari).

Lançado aqui no Brasil em julho de 2010, o Office 2010 contou com uma super-repaginada em sua área inicial de trabalho, e também novos elementos visuais de fácil identificação por parte do usuário. Com novos pacotes de temas, SmartArt e gráficos, trás uma nova ideia de como interagir com as novas opções. Contudo, sua grande proposta é de possibilitar ao usuário trabalhar virtualmente, possibilitando o envio dos seus arquivos ao LiveSpace acessando-os e editando-os como desejar, tudo isso na plataforma virtual.

Esta nova versão do Excel apresenta maneiras mais fáceis de criar e visualizar gráficos, contando com uma super novidade nesta área, chamada de Sparklines. Estes, por sua vez, são responsáveis por gerar minigráficos que cabem dentro de células, facilitando a comparação em uma evolução de dados, por exemplo.

Outro grande recurso, trazido nesta versão, é o de Segmentação de Dados, onde se possibilita uma fácil análise dos dados, obtendo-os diretamente em sua fonte. Este recurso surgiu principalmente para suprir as necessidades referentes à inteligência dos negócios, fornecendo e filtrando informações com base em dados atuais.

Veja a seguir uma tabela contendo algumas diferenças entre as duas versões do Office:

Elemento da interface do usuário

Office 2010

Office 2007

Menus e guias

A faixa de opções substitui os menus e barras de ferramentas em todos os produtos do Office 2010 e pode ser totalmente personalizada.

A faixa de opções substitui os menus e barras de ferramentas no Access 2007, Office Excel 2007, PowerPoint 2007, Word 2007 e partes do Outlook 2007.

Painéis de tarefas

Grupos de comandos na faixa de opções e a capacidade de personalização.

Grupos de comandos na faixa de opções e a capacidade de personalização.

Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Totalmente personalizável.

Introduzida em 2007.

Modo de exibição Backstage

Mais ferramentas fora da janela de exibição do documento.

Ferramentas limitadas que podem ser acessadas através do Botão do Microsoft Office.

Assinaturas digitais

Encontrado no modo de exibição Backstage emInformações sobre o Documento / Proteger Documento.

Formatado com XMLDSig, encontrado em Arquivo /Finalizar Documento / Assinaturas.

Smart Art

Aprimorado a partir da versão 2007.

As ferramentas de design disponíveis em todos os aplicativos do Microsoft Office.

Formatos Open (*.odt) OpenDocument Text

Incluídos nesta versão.

Adicionados no 2007 Office System Service Pack 2 (SP2).

Integração com o Windows Live Writer

Opções de postagem de blog disponíveis no aplicativo.

Não disponível.

Verificador ortográfico

O verificador ortográfico é agora integrado com a correção automática.

Verificador ortográfico básico.

Visualização de Colar

Uma visualização dinâmica antes de você confirmar Colar. Evita o uso do botão Desfazer.

Colar, Desfazer, Colar.

Impresso

O modo de exibição Backstage combina Imprimir com a Visualização de Impressão, Layout da Página e outras opções de impressão.

Botão do Microsoft Office, Imprimir com ferramentas de impressão limitadas espalhadas ao longo de diversos comandos.

Minigráficos

Um gráfico em miniatura inserido em um texto ou embutido em uma célula de planilha para resumir dados.

Gráficos dinâmicos e tipos de gráficos.

Conceitos básicos de email

Conversa, Limpeza, Ignorar Thread, e Dicas de Email para quando uma pessoa estiver fora do escritório ou se o email for enviado para um grupo.

Não disponível.

Ferramenta de edição de fotos

Disponível nos aplicativos: (Word 2010, Excel 2010, PowerPoint 2010, Outlook 2010 e Microsoft Publisher 2010).

Funcionalidade limitada.

Ao primeiro contato, poderás não perceber diferenças nas versões, além de suas novas disposições de opções e funcionalidades. No entanto, existem várias características que são bem marcantes, como a extinção do botão Office, por exemplo, e a inserção de novas ferramentas.

Há vários pontos positivos na adaptação e implementação do Excel 2010 em suas atividades diárias. As tantas outras melhorias, como nova interface dos botões do menu, vieram de modo a facilitar suas ações no programa, além de trazer uma plataforma totalmente interativa. No entanto, deve ser do conhecimento de todos que estes novos recursos poderão não ser exibidos se caso o documento for aberto em versões anteriores do software.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.