Você, algum dia, não teve de modificar sua tabela, ou até mesmo dividí-la em planilhas separadas devido a extensa quantidade de dados e informações que nela estavam contidas? Com esta ferramenta é possível agrupar um conjunto determinado de dados, ou seja, esconder esta quantidade de modo a tornar sua planilha menos "pesada" visualmente.

Suponha, por exemplo, que se tenha várias informações referentes a cada mês de funcionamento de um determinado estabelecimento comercial e, devido a quantidade muito grande de dados, a tabela iria ficar muito extensa. Por isso, através da ferramenta de agrupamento de tópicos, iremos agrupar os dados respectivos a cada mês, e após, os meses referentes ao primeiro semestre. Veja, neste caso, como proceder:

1- Disponha os dados dos seis primeiros meses do ano, de acordo com a forma apresentada na imagem que se segue.

OBSERVAÇÃO: Você não precisa necessariamente realizar este processo com as informações específicas exemplificadas, poderás optar por quais lhe será mais útil.

2- Agora, vamos começar por agrupar os dados referentes a cada mês. Para isso, marque os dados do mês de JANEIRO e localize na aba Dados, a opção Agrupar, e selecione-a; na janela que aparecerá, opte por Linhas e confirme.

                                                                                                                                  

3- Perceba que, ao lado esquerdo da tabela de dados, os que foram selecionados estão ligados por um sinal de menos

, e que ao clicar sobre ele, os dados se ocultarão.

4- Proceda desta mesma forma nos demais meses da planilha, ficando da seguinte maneira.

5- Caso queira reduzir mais ainda a disposição das suas informações, a fim de adicionar outras futuramente, poderás agrupar os meses. Para isso, basta selecionar os meses e clicar em Agrupar, e após confirmar.

6- Ficando a tabela da seguinte forma.

7- Caso queira excluir algum agrupamento feito, basta marcá-lo e selecionar a opção Desagrupar, e após confirmar a ação.

Pronto, agora seus dados estão todos agrupados de forma a organizar e facilitar a análise e visualização dos mesmos na sua planilha. Como podemos observar, com esta ferramenta é possível realizar diferentes maneiras de agrupamento, sendo de fácil execução do usuário.