Artigos

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de Dados

Aprenda a utilizar o Excel para projetar dados de forma rápida e eficiente para você com o recurso Tabela de Dados.

Por Maximiliano Meyer em 01/08/2014 às 10:05 - atualizado: 13/09/2017 08:30

Hoje daremos continuidade ao nosso tutorial sobre teste de hipóteses que foi dividido em 3 partes.

Hoje, na última parte, trataremos do recurso Tabela de Dados e como esta ferramenta pode ajudar-lhe na projeção de variáveis futuras, que embora seja utilizada especialmente para projeção das taxas de juros de um negócio, pode ser utilizada em muitos outros cenários, como o que apresentaremos hoje.

Confira aqui todas as partes do nosso especial sobre os Testes de Hipóteses:

Pode ser útil: Agora o Excel possui um recurso para criar gráficos de previsões. Tudo automaticamente. Confira aqui como fazer o procedimento.

Primeiramente, vejamos o seguinte exemplo:

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de Dados

Digamos que esta seja a projeção de valores para uma compra de estoque com os preços que são pagos habitualmente. Mas digamos que o responsável pela compra quer saber se compensaria comprar mais unidades, levando em conta uma possível variação de custos e de quantidade. Para isso imaginemos a situação desejada a seguir:

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de DadosVeja que para criar essa projeção manualmente teríamos de digitar algumas fórmulas e depois copiar ou arrastar várias vezes. Porém, com a tabela de dados conseguiremos fazer isso com poucos cliques. Primeiramente selecionaremos a área de projeção, no nosso exemplo será C6:K17. Note que você precisa selecionar, também, a célula onde está o “Custo Total”. Após selecionar, vá na guia “Dados”, depois vá em “Teste de Hipóteses” e “Tabela de Dados”.

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de DadosNa janela que se abrirá, o Excel irá pedir as referências para ele usar como parâmetro para criar a tabela a ser projetada. Para isso usaremos aqueles valores que tínhamos inicialmente. No campo “Célula de entrada de linha” você precisará selecionar a célula onde há inicialmente a quantidade (C4), pois os valores a serem projetados estão dispostos em uma linha, note que no nosso exemplo é a linha 6. Em “Célula de entrada de coluna” repetiremos o mesmo processo, você terá de selecionar a célula que corresponde ao custo unitário (C5), pois veja que para a projeção que faremos "Variação do preço unitário" está disposto em coluna (coluna B).

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de DadosPronto, dê um ok e veja que sua projeção de custos para abastecimento do estoque será criada.

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de Dados

Para finalizar selecione as células que contém os valores projetados, vá na guia “Página Inicial” e aplique o “Formato de Número de Contabilização”.

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de DadosVeja como ficou:

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de DadosEspero que tenham gostado do nosso especial sobre teste de hipóteses. E não esqueça de conferir abaixo as demais partes:

Bom trabalho.

Abaixo segue o link para download do exemplo usado em aula.

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de Dados

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Teste de Hipóteses no Excel (parte 3) Tabela de Dados

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar