Tutoriais

Criando Segmentação de Dados no Excel

Ótima opção para lhe ajudar a filtrar resultados de forma rápida

Por Maximiliano Meyer em 04/02/2015 às 17:45 - atualizado: 06/07/2017 08:20

Hoje, mais uma dica super importante para você que trabalha com planilhas imensas e que podem gerar uma certa confusão se você não conseguir encontrar o que deseja facilmente.

Além disso, com a dica de hoje você filtrará e verá somente aquilo que lhe interessa no momento, estamos falando da funcionalidade de Segmentação de dados.

Apenas mais um detalhe antes de começarmos: a função Segmentação de Dados está disponível a partir do Escel 2010. Pois bem, agora sim, comecemos:

Para exemplificar, vamos iniciar nossos estudos a partir de uma tabela dinâmica ou de uma tabela normal, tanto faz, o tutorial se aplica aos 2 modos. Caso você não saiba o que é ou como criar uma tabela dinâmica, clique aqui para ler a postagem que fizemos tratando do assunto. Neste post também há o link para o download de um modelo no qual você poderá aplicar os ensinamentos de hoje. 

Ok, a tabela que você baixou é igual a essa, certo?

Criando Segmentação de Dados no Excel

Primeiro vamos transformar os dados em formato de tabela, para isso selecione as células e depois vá na guia “Inserir” e depois “Tabela”. Na caixinha que for exibida marque a opção “Minha tabela tem cabeçalhos”.

Criando Segmentação de Dados no Excel

Ok, nosso primeiro passo, de fato será dado agora. Selecione os dados que participarão da segmentação e depois navegue até a guia “Inserir”, após, clique em “Segmentação de Dados”. Na janela que se abrir, selecione o intervalo dos dados que serão inseridos na segmentação e a célula em que serão exibidos estes resultados, conforme exemplo abaixo.

Criando Segmentação de Dados no Excel

Veja que uma nova janela se abrirá com as “categorias” da tabela criada. Aqui você marcará aquilo que lhe interessa. Ou seja, aquilo que você quer que seja filtrado. No nosso exemplo escolheremos equipe.

Criando Segmentação de Dados no Excel

Veja que o Excel irá criar uma janela para cada opção que você marcar na caixinha. Bom, nesta caixinha vamos selecionar o que queremos que seja exibido e o Excel nos mostrará somente os dados relacionados. Veja que no exemplo abaixo selecionamos a equipe Alfa.

Criando Segmentação de Dados no Excel

Prontinho.Agora, se você quiser que o programa mostre novamente todas categorias simultaneamente, clique no botão do símbolo “Filtrar” com um X. Ele está no canto direito superior da janelinha. Já para excluir a segmentação de dados é só clicar com o direito na janela e selecionar “Remover "Equipe"”.

Criando Segmentação de Dados no Excel

Entendido? Espero que gostem dessa dica útil e muito fácil.

Até a próxima.

Criando Segmentação de Dados no Excel

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar