Dica rápida hoje, galera. Vamos aprender como passar as letras de uma palavra para maiúscula (=Maiúscula) ou para minúscula (=Minúscula). A dica será muito interessante, principalmente para quem trabalha com edição de textos.E não esqueça que as funções que veremos hoje podem ser combinadas com outras ensinadas aqui, recentemente: =Substituir, =Pri.maiúsula e =Concatenar.

A sintaxe é a mais simples possível: =Maiúscula(célula a ser convertida) ou =Minúscula(célula a ser convertida), ahh, e não esqueça do acento, ok?. Bem como já dissemos, tais fórmulas serão utilizadas para passar todas as letras de um determinado intervalo para maiúscula ou minúscula, respectivamente.

Confira em exemplos, para ficar mais fácil de entender. Vamos tomar a seguinte planilha como exemplo:

Bem digamos então que queremos passar a célula B7 para maiúscula. Tudo que teremos que fazer é digitar =Maiúscula(B7) em outra célula e pronto:

O mesmo processo será usado para passarmos toda a célula B12. Digitaremos =Minúscula(B12):

Note também que é possível utilizar essa função mesclada com alguma outra. Por exemplo, misturaremos a função =Concatenar e a função =Maiúscula para ao mesmo tempo em que juntarmos todos os elementos de células diferentes, deixo-as todas em maiúsculas. A formuça usada foi =Maiúscula(Concatenar(B8;" ";C8;" ";D8;" ";E8;"/";F8))

Agora é só usarmos a alça de preenchimento e arrastar a formatação para as demais. Veja o resultado:

E se você quiser converter apenas a primeira letra para maiúscula? Então confira a função =Pri.maiúscula, ideal para nomes próprios.