Temos um post aqui no Aprender Excel que fala de todos os tipos de erro possíveis no programa e como resolvê-los. O post fez bastante sucesso e, por isso, vamos começar uma série de posts que vão discorrer sobre cada um dos problemas do Excel de maneira aprofundada.

Os tipos de erro são:

E hoje a aula será sobre o #REF!, bastante similar ao #N/D, como você verá.

O #REF! ocorrerá sempre que você inserir uma referência de célula que não for válida. Por exemplo, digamos que temos o mesmo =Procv() da aula do erro #N/D que citamos. Nele vamos tentar buscar o resultado da 3ª coluna do =Procv(), porém, só temos 2 colunas. O resultado? Confira:

Para solucionar neste caso é bem simples: Apenas conserte a referência.

O erro ainda pode ser gerado por mais um motivo: imagine que você copie uma determinada célula e, na hora de colar, acabe invalidando as referências da mesma. Não entendeu? Primeiro leia esse post e veja o que acontece quando você copia e cola células com fórmulas, como o Excel atualiza as referências.

Já leu? Então vamos ao exemplo: Imagine que na célula B4 temos a fórmula =Soma(B1:B3). Após copiarmos vamos colar em C3. Note que o Excel tentaria atualizar a fórmula, mas não conseguiria, pois teria de ser =Soma(C0:C2), mas como sabemos, não existe linha 0.


Espero que estejam gostando desses posts especiais sobre os erros do Excel. Não esqueça de ver os demais erros no início da postagem. E claro, indico a leitura do post sobre a função =SeErro() que irá ajudar você a tratar algum erro recorrente que não possa ser corrigido toda vez. Outro post fundamental é a leitura do post sobre a ferramenta de verificação de erros do Excel, clicando aqui.