Temos um post aqui no Aprender Excel que fala de todos os tipos de erro possíveis no programa e como resolvê-los. O post fez bastante sucesso e, por isso, vamos começar uma série de posts que vão discorrer sobre cada um dos problemas do Excel de maneira aprofundada.

Os tipos de erro são:

E hoje é hora de conferir como corrigir o erro #DIV/0!, o mais fácil, sem dúvidas.

Digo que ele é o mais fácil, pois, diferentemente dos outros, não depende de nenhuma fórmula ou algo do tipo, apenas da matemática pura e simples, lá do início dos tempos de escola.

Aposto que você lembra da regrinha básica que diz: "Nenhum número pode ser dividido por 0", certo? Pois é isso mesmo que o Excel está tentando lhe informar quando exibe essa mensagem de erro: Veja que ele mostra o sinal de divisão na mensagem, que como sabemos é o "/".

Assim, não temos muito o que imaginar como os possíveis cenários onde este erro pode ocorrer, apenas o simples e básico, como na divisão abaixo:

Para corrigir é muito simples e você só precisa alterar o divisor 0, claro.

Uma forma bacana de você evitar esse erro é inserir uma condicional na célula que está sujeita a uma divisão variável. Por exemplo, digamos que nossa célula com o divisor pode ter valores que são alterados com frequência, inclusive o 0. Assim vamos inserir a fórmula =SE(F3=0;"0";F2/F3)

Repare que eu estou dizendo o seguinte ao Excel: Se a célula com o divisor for 0, então exiba 0 como resposta, senão, faça a divisão normalmente. Se você ficar dúvidas sobre as condicionais, clique aqui e confira uma aulinha sobre. Abaixo um gif explicando o processo.

Espero que estejam gostando desses posts especiais sobre os erros do Excel. Não esqueça de ver os demais erros no início da postagem. E claro, indico a leitura do post sobre a função =SeErro() que irá ajudar você a tratar algum erro recorrente que não possa ser corrigido toda vez. Outro post fundamental é a leitura do post sobre a ferramenta de verificação de erros do Excel, clicando aqui.