Artigos

Top 10 posts mais acessados de 2017

Curioso para saber quais são os posts que mais fizeram sucesso no Aprender Excel no último ano?

Por Maximiliano Meyer em 03/04/2018 às 14:29 - atualizado: 04/04/2018 14:29

Mais um ano que termina e mais um ano em que os resultados vêm para consolidar o trabalho do Aprender Excel e o colocar no posto de maior site sobre Excel em língua portuguesa. 

No ano passado recebemos mais de 4 milhões de acessos vindos, além do Brasil é claro, de Portugal, Moçambique, Angola, entre outros países lusófonos e também dos Estados Unidos.  Escrevemos mais de 70 posts inéditos neste ano e nossas planilhas foram baixadas mais de 300 mil vezes. É muita gente querendo Aprender Excel. Muito obrigado <3

Pensando nisso resolvemos trazer os 10 posts de 2017 que mais bombaram:

Calendário 2018

Mais uma vez o post do ano mais acessado é o calendário do ano seguinte. Para quem acha que Excel não tem versatilidade, saiba que mais de 50 mil pessoas discordam e já fizeram o dowload do arquivo. 

A versão deste ano está melhor do que nunca. Deu trabalho, mas implementei todos os pedidos e sugestões dos anos anteriores que chegaram pelos comentários e e-mails. A mais aguardada, sem dúvidas, versava sobre você adicionar uma atividade à lista de tarefas e tal atividade ser transferida, automaticamente, para o calendário. Se você apagar, ela some. Fácil e prático:

Além disso ainda inclui um agendador de contas e datas de pagamento e até uma planilha de aniversários para você nunca mais esquecer nada.

Para conferir o post completo e fazer o download da planilha, é só clicar aqui

Top 10 posts mais acessados de 2017

Planilha de contracheque

Com mais de 40 mil downloads aposto que a planilha de contracheque fez sucesso tanto entre contadores, contabilistas e pessoal do administrativo em geral. Com ela o pessoal empresarial encontrou uma forma mais ágil de organizar suas folhas de pagamento, enquanto que o pessoal "normal" pode calcular antecipadamente seus descontos, impostos, etc.

A planilha vem com o modelo preto e branco e o modelo colorido. Após escolher qual deseja será possível imprimir já que eles estão configurados para impressão em folha A4 com 2 comprovantes por folha (1 via para o empregador, outra para o empregado).

E não se preocupe em perder tempo digitando dados e dados. Ela está automatizada ao máximo. Por exemplo: ao preencher a primeira via a segunda terá os dados espelhados. Outro caso de automatização são os cálculos feitos (INSS, FGTS, salário líquido, vale-transporte, etc.) que são feitos pela própria planilha em segundos.

Para conferir o post completo e fazer o download da planilha, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Planilha cronograma de estudos no Excel (Concursos, enem, vestibular) 

Quem é concurseiro e acompanha o site há mais tempo sabe que temos uma sessão destinada ao pessoal que estuda rumo à aprovação e à carreira pública. Pensando nisso trouxemos em 2017 a tão aguardada planilha de estudos!

Com esta planilha você vai poder gerenciar seu tempo da melhor forma possível e otimizar sua dedicação, tirando o máximo proveito das horas dedicadas aos estudos. A planilha não foi criada por mim, mas foi postada no Fórum Concurseiros pelo usuário Fayadneto. O usuário também não é responsável pela mesma, sendo a criação uma obra pública. 

Viu só? A construção do conhecimento é uma coisa coletiva, portanto não esqueça de compartilhar este post com seus amigos, principalmente o link desta planilha com seus colegas concurseiros.

Para conferir o post completo e fazer o download da planilha, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Como criar mapas 3D e inserir dados no Excel

Um dos posts que mais gostei de escrever para o Aprender Excel (e olha que já foram mais de 350 posts no total) parece que também foi um dos preferidos dos leitores, já que ele figura no top 10. O recurso trata-se de uma função desconhecida que muitos nem sabiam que existe (eu mesmo não sabia até fazer o tutorial) que permita que criemos verdadeiros mapas 3D com suas próprias mãos (e mouse e teclado).

Sim, com a ferramenta ensinada neste tutorial você irá aprender a criar um mapa e colocar dados neles. Daí é só deixar a imaginação levar você longe e ver o que pode ser feito. Confira um exemplo abaixo do que é possível criar.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Para conferir o post completo, clique aqui.

Como ocultar pontos vazios em um gráfico

Se você já criou um gráfico temporal então essa aula em especial vai lhe resolver alguns problemas.

Todo usuário de Excel já passou pela seguinte situação: Fulano cria um gráfico que será montado a partir de 12 células, onde cada uma delas é 1 mês do ano, por exemplo. Porém, assim que você lança os dados de janeiro, fevereiro e março e eles são transportados para o gráfico você percebe que o mesmo está ficando desconfigurado, afinal, o Excel está interpretando como se os demais meses (abril, maio.....) você tivesse zerado os respectivos valores. O resultado é um gráfico bonitinho para os meses que você inseriu, e um gráfico destoando e apontando para o zero nos demais.

A solução veio no post em questão. Ou melhor, as soluções. Já que mostramos 2 formas de contornar o problema. Uma delas é a que você confere no print abaixo onde são exibidos intervalos onde não há dados. 

Top 10 posts mais acessados de 2017

Para conferir o post completo e conferir os 2 ensinados, clique aqui.

Enviando e-mail diretamente pelo Excel

Sempre digo que o Excel não para de nos surpreender, pois sempre aprendemos algo que nem mesmo imaginávamos ser possível. Um bom exemplo é o caso desse tutorial em que ensinamos a mandar e-mail diretamente do Excel. Diretamente MESMO, sem uso de Outlook ou qualquer outra ferramenta que não o próprio Excel.

Entre as aplicações nas quais tal truque pode ser empregado estão as mais variadas. Aqui mesmo no Aprender Excel já criamos 2 planilhas que tem como recurso chave e parte de mandar e-mail pelo Excel. São elas a planilha de backup local e na nuvem e a planilha de mailing.

Será necessário alguns conhecimentos básicos em VBA para efetuar os ensinamentos desta aula, mas se você não os possui, não se preocupe: Temos um curso de VBA.

Para conferir o post completo, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Como remover o fundo de uma imagem

Não tem PhotoShop no seu computador? Não se preocupe, pois o Excel pode fazes às vezes de PS tranquilamente, pelo menos se a tarefa for remover o fundo de uma imagem. 

Sobre a aula não tem muito o que se falar já que o título é um tanto quanto autoexplicativo: Vamos pegar uma imagem com fundo e removê-lo permitindo assim encaixes mais dinâmicos com o conteúdo da tabela, etc. O antes e o depois é esse daí:

Top 10 posts mais acessados de 2017

Para conferir o post completo e aprender a fazer este truque, clique aqui.

Excel agora possui ícones nativos (novidades 2017) 

Quem já está com a versão mais recente do Office instalado percebeu que o Excel agora recebe atualizações constantes e frequentes sejam de segurança ou de novos recursos e funções. E o conteúdo desta aula é justamente um destes novos recursos.

Logo no início de 2017 foi liberada uma atualização que permite aos usuários usar ícones do próprio que são parte do próprio Excel. Com ícones nativos você não precisa mais ficar buscando arquivos png no Google para inserir nas suas planilhas. Por exemplo: Você criou uma planilha financeira e, no campo "dinheiro", quer colocar o ícone de notas, no campo "cartão" o ícone de um cartão de crédito, e assim por diante.

Agora isso é facílimo tamanha variedade de ícones que é oferecida. 

Para conferir o post completo, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Calcular a média condicional no Excel =MédiaSe() e =MédiaSes()  

E se no tópico anterior temos um novo recurso que fez sucesso em 2017, neste tópico temos novas funções que também alcançaram número de acessos suficiente para figurar no nosso top 10 de posts mais acessados do ano.

A aula não tratou de funções totalmente novas, mas sim da "junção" de 2 funções super úteis e que todo usuário um dia já colocou em prática. Como resultado as =Média() e =Se() geraram =MédiaSe() e =MédiaSes(), que como você deve ter imaginado, irá calcular o valor médio dos valores de um determinado intervalo caso uma ou várias condições sejam atendidas.

Acredite em mim: Essas funções são muito úteis pra ganhar tempo. 

Para conferir o post completo aprender a implementar as 2 funções, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Calendário permanente + gerador de calendários

E não foi a primeira vez o post sobre o calendário do ano seguinte ficou em primeiro lugar. Parece que o pessoal usuário de Excel realmente gosta de usar o software da Microsoft para controlar suas tarefas. Tanto que criei um post que ensina um método onde seu calendário será válido para sempre, independentemente do ano. E adivinha? Fui sucesso também.

Além de tudo a planilha ainda ajusta os feriados fixos e móveis (páscoa e carnaval, por exemplo) e oferece espaço para você colocar os seus próprios feriados, como os municipais, datas especiais, etc.

Para conferir o post completo e fazer o download da planilha, clique aqui.

Top 10 posts mais acessados de 2017

Bônus 1

 Ano passado também fizemos 2 posts especiais onde reunimos as 12 melhores planilhas empresariais e as 12 melhores planilhas para finanças pessoais já publicadas aqui no Aprender Excel. Não deixe de clicar nos links acima e baixá-las, ok?

Bônus 2

Aprendeu bastante sobre Excel conosco em 2017? Quer aprender mais em 2018 e ficar craque na ferramenta? Então confira nosso curso de mais de 100 aulas e 9 horas. São mais de 5000 aulas distribuídas em 440 horas de conteúdo que correspondem a 79 cursos completos. Cada curso sai por menos de 1 real!!

Além de Excel, entre tantos outros, estão os seguintes cursos:

  • Curso de Adobe Flash;
  • Curso de Action Script;
  • Curso Adobe Muse CC;
  • Curso de Camtasia Studio;
  • Curso de Audition;
  • Curso de Premiere;
  • Curso de After Effects;
  • Curso de Dreamweaver;
  • Curso de Efeitos Digitais;
  • Curso de Redes de Computadores;
  • Curso de Sony Vegas 9 PRO;
  • Curso de como criar uma loja virtual;
  • Curso de Photoshop (mais de 1 curso diferente);
  • Curso de Jomla;
  • Curso de Fireworks;
  • Curso de Website X5;
  • Curso de Wordpress;
  • Curso de HTML;
  • Curso de CSS;
  • Curso de como criar um site completo, a partir do 0;
  • Curso de Word;

Loucura? Erro de digitação? Não mesmo. O valor está correto. Clique aqui e confira todas as vantagens de estudar no Oficina da Net Premium

E aí. Qual foi a aula que você mais gostou de encontrar aqui no site em 2017? Qual aquela que ficou faltando para 2018. Conte pra gente nos comentários.

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

O que ler em seguida

comentários

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail