O Excel é a ferramenta fundamental para qualquer negócio bem estruturado, afinal, você conhece algum negócio ou empreitada que deu certo sem um controle rígido de dados para guiar os próximos passos?

Por isso é que reunimos aqui neste post as 10 melhores planilhas para organizar, controlar e colocar seus negócios no rumo certo caso você seja o empregador, e ainda, planilhas de controle de horas e salário, caso você seja o empregado. Além disso ainda tem umas planilhas para sua vida financeira pessoal, contas do ar, etc.

Algumas das planilhas foram criadas em coautoria com nossos colegas do Excel Easy e são totalmente Gratuitas. É só baixar e usar.

Cálculo de horas trabalhadas e salário devido 

Como o nome já deixa claro, essa planilha é voltada ao cálculo das horas trabalhadas. Ela ainda é capaz de aplicar o valor da hora e obter o salário devido pelo empregador. Serve para você que é funcionário e quer saber se está recebendo corretamente, ou se é empregador e quer organizar o custo da folha salarial do mês.

A planilha mede a hora de entrada e saída - incluindo o intervalo para almoço -, calcula feriados, horas-extra, horas noturnas, descanso semanal remunerado e um simplificado banco de horas.

E se você está achando ela familiar, talvez seja já tenha baixado essa planilha. Ela já foi assunto aqui no Oficina e tivemos um bom número de downloads. Caso este seja seu caso, clique no link acima e confira a nova versão. Já estamos na 9.0 e ela está cada vez melhor.

Planilha de estoque de segurança e estoque mínimo

Muitos empreendedores não percebem, mas estoque é custo. Imagine que você é um dono de armazém e vende 100 dúzias de ovos por semana. Você compraria uma carga de 500 dúzias para estocar? Claro que não, do contrário, no mínimo 300 delas apodreceriam antes de chegar às prateleiras.

Tudo isso é desperdício, seja de dinheiro, espaço ou infraestrutura. E quando queremos ter um negócio lucrativo temos que seguir a lei básica: Desperdício Zero. Por isso, essa planilha é de suma importância.

Controle de Horas e Folha de Ponto 

Essa, em linhas gerais, tem a mesma aplicação da anterior, mas é voltada ao empregador, pois amplia a possibilidade de controle das horas de entrada e saída dos funcionários.

A planilha funciona como um banco de dados completo onde você pode inserir registros (funcionários) e lançar seus horários. No final do mês você ainda tem a possibilidade de imprimir o relatório do funcionário com suas respectivas horas de entrada e saída.

Assim como a planilha anterior, esta daqui também está habilitada para trabalhar com horas-extra e intervalos.

Controle de estoque

O controle de estoque é uma das principais ferramentas de uma empresa organizada e se você não sabe para que ela serve, então estamos com um grave problema. O controle tem por objetivo registrar a entrada e saída de mercadorias e manter também um controle do custo médio do seu estoque que é um dos principais ativos da empresa.

Com a planilha você irá poder fazer tudo isso: registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de todas mercadorias e produtos da empresa. Prepare-se para um novo nível de eficiência e profissionalismo na empresa

Fluxo de caixa simplificado 

Com essa daqui você vai poder, de maneira simplificada, organizar as entradas, saídas e saldo de cada mês. Apenas vá colocando cada receita e cada despesa no momento em que elas ocorrerem e o Excel fará a mágica sozinho.

Simples e indispensável.

Precificação de produtos 

Voltada aos micro e pequenos empresários, especialmente aos artesãos, com essa planilha você vai sanar uma dúvida que todos que trabalham por conta tem: Quanto cobrar pelo meu produto?

De maneira intuitiva e bastante simples você só precisará inserir dados como custo de matéria-prima, salário esperado no final do mês, horas trabalhadas, custos fixos (luz, eletricidade, etc.), margem de lucro, entre outros e o Excel vai lhe dizer quanto cobrar pelo item produzido.

Cadastro de pessoas 

Mais uma que funciona como um pequeno banco de dados local onde você vai jogar o cadastro de clientes, por exemplo, e ter acesso às informações de maneira organizada sempre à mão.

Dados como nome, telefone, cpf, endereço, e-mail, etc. ficarão salvos no banco interno da planilha e a 1 clique de distância da aba de consulta, também inclusa.

Calendário 2018 

Sem organização dos dias e compromissos seu negócio passará por dificuldades, com certeza. Por isso que criamos esta planilha de calendário que ainda inclui um controle de vencimentos de datas, para nunca mais atrasar nenhum boleto.

Comissão de venda 

Se você tem um comércio que remunera os funcionários com base em cálculos de comissão, saber como é complicado (e chato) ter de fazer os cálculos que irão definir a comissão devida a cada mês.

Mas com a nossa planilha será muito mais fácil. Funciona assim. Você insere as vendas por funcionário, especifica qual a porcentagem gerada pela comissão e o Excel dá o valor exato a ser pago.

E se você não for o empregador, mas sim o empregado que quer saber quanto lhe é devido, a planilha também tem a opção de fazer o cálculo inverso.

Orçamentos e pedidos 

Quando você vai dar um orçamento para um cliente ainda tem de fazer tudo manualmente, lançando os dados a cada vez que é solicitado um novo pedido?

Então modernize-se e comece a fazer isso de forma automática com o Excel. Você irá inserir seus produtos vendidos somente uma vez. Depois, a cada novo orçamento gerado, é só selecioná-los na quantia desejada pelo provável comprador e você terá o valor a ser cobrado automaticamente.

Para finalizar, ela ainda salva o orçamento ou pedido em PDF, facilitando a vida de todo mundo.

A planilha também serve para você gerar ordens de compra, pedidos, etc.

Contracheque 

Essa é uma planilha que vai agradar, e muito, os amigos contabilistas. Com ela você irá agilizar o processo de preenchimento de contracheques e automatizar a impressão.

Funciona assim: Com um pequeno banco de dados interno você cadastrará os funcionários, salários, etc. e nos contracheques (que podem ser tanto o colorido como preto e branco) irá selecionar o código do mesmo.

Pronto. Agora o Excel irá lançar o salário cadastrado e calcular todo o resto, como FGTS, INSS, imposto de renda, salário líquido, etc.

Os comprovantes já estão configurados para impressão em folha A4 em 2 vias. Uma para o empregador e outra para o funcionário.

Usos mais comuns de porcentagem 

Um dos maiores problemas de todos (e não só dos empresários e administradores) é o cálculo envolvendo porcentagem.

Mas com essa planilha o problema estará resolvido. São 10 usos mais comuns da porcentagem para facilitar sua vida. Insira o valor e a % e a resposta sai na hora. Insira o valor antigo e o valor novo e você terá o valor do desconto ou incremento, etc. São 10 cálculos de porcentagem para ninguém mais passar trabalho.

Com estas 10 planilhas tenho certeza que sua empresa vai dar um salto em qualidade, produtividade e faturamento. E se você tem uma ideia de planilha, é só deixar um comentário.